Magnetita (Magnetite) e seus significados e propriedades
A Magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, propriedade que foi amplamente utilizada para a fabricação de bússolas. O nome, Magnetita vem da região onde a mesma era antigamente encontrada, que era a Magnésia (região da Grécia). Magnésia quer dizer “lugar das pedras mágicas”, pois estas pedras “magicamente” atraiam-se.
Já há muitos milhares de anos os homens reconheciam as propriedades da pedras que se fundiam. Os gregos antigos chamavam essa pedra de Magnetite e dividiam-na em um lado masculino e outro feminino. Com o passar do tempo constatou-se que a Magnetita tem pólos positivo e negativo. Mais tarde, na indústria, essa pedra foi chamada de Magneto ou Pedra Magnética de Ferro. O ferro constitui até hoje uma das nossas mais importantes matérias-primas. Já os antigos assírios massageavam seus corpos com um óleo dentro do qual ficava uma Magnetita, o que, julgavam, aumentava sua masculinidade.
A Magnetita é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III ( FeO . Fe2O3 ), cuja fórmula química é Fe3O4. A magnetita apresenta na sua composição, aproximadamente, 69% de FeO e 31% de Fe2O3 ou 72,4% de ferro e 26,7% de oxigênio. O mineral apresenta forma cristalina isométrica, geralmente na forma octaédrica. É um material de dureza 5.5 – 6,5, quebradiço, fortemente magnético, de cor preta, de brilho metálico, com peso específico entre 5,158 e 5,180. É um mineral que se dissolve lentamente em ácido clorídrico.
Grandes depósitos de magnetita foram encontrados em Kiruna, região nordeste da Suécia, e nas Montanhas Adirondack, na região de Nova Iorque dos Estados Unidos. Também foram encontrados depósitos na Noruega, Alemanha, Itália, Suíça, África do Sul, Índia, México, e nos estados americanos de Nova Jérsei, Pennsylvania, Carolina do Norte, Virginia, New Mexico, Utah e Colorado.
É encontrada, algumas vezes, em grande quantidade nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta. Este tipo de areia é encontrada em vários lugares, principalmente na Califórnia ( Estados Unidos ) e na costa oeste da Nova Zelândia. A magnetita é resultado de erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas.
Minerais de magnetita que contêm de 3,8% a 6,3% de manganês são denominados manganomagnetita, e quando está associada com o corindon é conhecida como esmeril.
A magnetita também é encontrada em meteoritos.
A magnetita, quando aquecida a uma temperatura superior a 550 °C, adquire a estrutura da hematita (Fe2O3).
Sabemos que antigamente eram chamados de fenômenos magnéticos os fenômenos que estavam associados diretamente a um minério de ferro (a Magnetita), que possui a propriedade de atrair objetos de metal. Atualmente, esses pedaços de magnetita são chamados de ímãs.
A princípio, os fenômenos elétricos e magnéticos eram estudados separadamente. Mas após uma série de experimentos realizados, percebeu-se que havia uma ligação entre eles e que os dois efeitos, elétrico e magnético, eram produzidos por uma mesma entidade: a carga elétrica.
O primeiro fato observado nos ímãs foi o de que eles são capazes de atrair objetos de ferro. O segundo, foi o de que era possível transferir aos corpos de ferro a mesma propriedade dos ímãs.
Constatou-se que essa capacidade de atrair os objetos de ferro parecia estar concentrada em dois pontos. Esse fato é verificado aproximando um ímã em forma de barra da limalha de ferro, pois se percebe que ela se concentra nas extremidades do ímã.
Chamamos as regiões extremas de um ímã de polos, em razão de outro fato observado: ao suspendermos um ímã em forma de barra pelo seu centro, de modo que ele fique livre para se mover, percebemos que ele se orienta aproximadamente na direção norte-sul.
Graças a essa propriedade é que puderam criar a bússola, instrumento muito utilizado até os dias de hoje, construída basicamente por um pequeno ímã em forma de losango, capaz de girar em torno de um eixo.
Outra propriedade percebida foi a de que existem forças entre os ímãs. Dessa forma, constatou-se que pólos de mesmo nome se repelem e pólos de nomes diferentes se atraem.
Ao se quebrar um imã, observou-se uma outra propriedade: a de inseparabilidade dos pólos. Quebrando um ímã em mais pedaços sempre encontraremos novos ímãs com dois pólos.
É esse poder de atração e repulsão torna a Magnetita tão especial. Quando usá-la, lembre-se das cargas positivas e negativas da Magnetita e como estas cargas trabalham juntas. Você pode usar os poderes da pedra para atrair ou repelir, para energizar ou desenergizar.
Na medicina chinesa, se um órgão do corpo está doente, ele tem excesso de “calor”, o que significa que ele está super estimulado, ou que o corpo está trabalhando demais para se curar. A Magnetita pode ajudar a estimular um órgão preguiçoso com seu magnetismo atrativo ou acalmar um órgão super ativo com o magnetismo repelente.
Ela pode se tornar uma pedra a ser usada em um futuro próximo pela ciência médica. E isso tem ocorrido nos últimos anos com o uso da terapia magnética. Ela tem tido resultados positivos na Inglaterra e no Japão, porém como ocorre com qualquer técnica ou tecnologia nova, há alguma controvérsia relativa a seus efeitos. No entanto, a Magnetita tem sido extensamente usada com resultados positivos em contusões esportivas e asma.
A Magnetita combate o desequilíbrio mental, alivia a tensão emocional e aumenta a potência sexual. Desde os primórdios da Idade Média os efeitos terapêuticos da Magnetita foram reconhecidos e continuam sendo hoje em dia considerados valiosos na Terapia Naturista e na Medicina. Através de suas propriedades magnéticas, ela exerce um efeito harmonizante sobre todo o corpo; regula o teor de líquido e orienta as funções das glândulas; estabiliza a circulação sanguínea. A Magnetita é uma poderosa pedra energizante.
Na psique humana a Magnetita limpa todo o corpo e elimina os bloqueios ocasionados pelo cérebro. Trata-se de uma pedra harmonizante, que protege contra raios e tem efeito extraordinariamente relaxante sobre a aura. No campo da meditação, esta pedra é muito apreciada, em razão de sua intuitiva percepção e rápida transformação para um plano mais elevado.
Muito indicada para quem precisa desenvolver percepção, amor, amizade, reinício, força, coragem. Trás diversos benefícios para os ossos, alivia os problemas das articulações dos ossos, contrações musculares, vesícula biliar, fígado, rins, bexiga.
Uma curiosidade muito interessante: Cristais de magnetita são encontrados em certos tipos de bactérias(por exemplo, na Aquaspirillum magnetotacticum), em cérebros de abelhas, cupins, peixes, ursos, alguns pássaros (por exemplo, em pombos) e em seres humanos.
Acredita-se que estes cristais estão envolvidos no processo de magnetorecepção (capacidade de perceber a polaridade ou a inclinação do campo magnético da Terra) e na navegação animal por orientação magnética. O estudo de biomagnetismo começou com as descobertas do paleontologista Heinz Lowenstam na década de 1960.
Fonte: https://blog.helenacristais.com.br/magnetita-significado/
Yin: princípio passivo,feminino, noturno, escuro, frio.
Yang: princípio ativo,masculino, diurno, luminoso, quente.
O símbolo que representa o yin e o yang é chamado "Taiji Tu"
Não são o bem e nem o mal, mas apenas energias que existem em cada um de nós.O bem e o mal são apenas conceitos inventados pelo homem quando passou a julgar o certo e o errado.
Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação.
Yin Yang é, na filosofia chinesa, uma representação do príncipio da dualidade de yin e yang, o conceito tem sua origem no tao (ou dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país.
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. (Mateus 3:9)
Então os judeus lhe perguntaram: "Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso? "Jesus lhes respondeu: "Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias".
Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias? "
Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.
Os judeus responderam: "Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias? "
Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo.
(João 2:18-21)
E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;(Mateus 27:50-51)
E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. (Mateus 21:44)
Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado".
Portanto, para vocês, os que crê, esta pedra é preciosa; mas para os que não crê, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular",
e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não crê tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados. (1 Pedro 2:6-8)
“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”(Efésios 2:19-22).
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus 16:18)
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;( Atos 17:24-25)
“Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”
(1 Pedro 2:5).
(1 Pedro 2:5).
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19)
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. (1 Coríntios 3:16-17)
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. (1 Coríntios 3:16-17)
É pena
Que você pensa que eu sou escravo
Dizendo que eu sou seu marido
E não posso partir
Como as pedras imóveis na praia
Eu fico ao teu lado, sem saber
Dos amores que a vida me trouxe
E eu não pude viver
Que você pensa que eu sou escravo
Dizendo que eu sou seu marido
E não posso partir
Como as pedras imóveis na praia
Eu fico ao teu lado, sem saber
Dos amores que a vida me trouxe
E eu não pude viver
Eu perdi o meu medo
Meu medo, meu medo da chuva
Pois a chuva voltando pra terra
Traz coisas do ar
Aprendi o segredo
O segredo, o segredo da vida
Vendo as pedras que choram sozinhas
No mesmo lugar
Meu medo, meu medo da chuva
Pois a chuva voltando pra terra
Traz coisas do ar
Aprendi o segredo
O segredo, o segredo da vida
Vendo as pedras que choram sozinhas
No mesmo lugar
Eu não posso entender
Tanta gente aceitando a mentira
De que os sonhos desfazem
Aquilo que o padre falou
Porque quando eu jurei
Meu amor eu traí a mim mesmo
Hoje eu sei que ninguém nesse mundo
É feliz tendo amado uma vez
Uma vez
Tanta gente aceitando a mentira
De que os sonhos desfazem
Aquilo que o padre falou
Porque quando eu jurei
Meu amor eu traí a mim mesmo
Hoje eu sei que ninguém nesse mundo
É feliz tendo amado uma vez
Uma vez
Eu perdi o meu medo
Meu medo, meu medo da chuva
Pois a chuva voltando pra terra
Traz coisas do ar
Aprendi o segredo
O segredo, o segredo da vida
Meu medo, meu medo da chuva
Pois a chuva voltando pra terra
Traz coisas do ar
Aprendi o segredo
O segredo, o segredo da vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário