O Lado Feminino de Deus
Victor Hammer, um artista nascido em Viena em 1882, depois de se mudar para os Estados Unidos, conheceu Thomas Merton. "Em uma das visitas de Merton a sua casa, este pediu que Hammer identificasse uma pintura que ele mesmo tinha feito de uma mulher com um jovem garoto de pé diante dela, em quem ela está colocando uma coroa. Ele disse que tinha idealizado uma madona e uma criança, mas ele não sabia mais quem era. Merton disse: "Eu sei quem ela é. Eu sempre a conheci. Ela é Hagia Sophia." Mais tarde, Hammer pediu a Merton que escrevesse o que ele havia dito. Ele fez isso na seguinte carta.
14 de maio de 1959
Eu não me apressei a responder à sua carta - primeiro, porque eu tenho estado um pouco ocupado e, segundo, porque é muito difícil escrever qualquer coisa que realmente faça sentido sobre esta realidade mais misteriosa no mistério de Deus – Hagia Sophia (Santa Sabedoria).
A primeira coisa a dizer, é claro, é que Hagia Sophia é o próprio Deus. Deus não é apenas um Pai, mas uma Mãe. Ele é ao mesmo tempo, e é o "aspecto feminino" ou "princípio feminino" na divindade que é a Hagia Sophia. Mas é claro que, assim que você diz isso, tudo se torna enganador: uma divisão de uma divindade "abstrata" em dois princípios abstratos. No entanto, ignorar essa distinção é perder contato com a plenitude de Deus. Esta é uma intuição muito antiga da realidade que remonta ao pensamento oriental mais antigo ... Para o relacionamento "masculino-feminino" é básico em toda a realidade, simplesmente porque toda realidade reflete a realidade de Deus.
Em seu aspecto mais primitivo, Hagia Sophia é a substância escura e sem nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, a escuridão incompreensível e "primoridial" que é luz infinita. As Três Pessoas Divinas, cada uma ao mesmo tempo, são Sophia e a manifestam. Mas onde a Sophia da sua imagem entra é a seguinte: a sabedoria de Deus, "alcançar de extremo a extremo com força" é também o Tao, o pivô sem nome de todo ser e da natureza, o centro e o significado de todos, o que é o menor e mais pobre e mais humilde de todos: a "criança feminina" brincando diante de Deus, o Criador, em Seu universo, "ao Seu lado em todos os momentos, feliz com o mundo" (Provérbios 8).
... Este princípio feminino no universo é a fonte inesgotável de realizações criativas da glória do Pai no mundo e é de fato a manifestação de Sua glória. Impulsionando-o ainda mais, Sophia em nós é a misericórdia de Deus, a ternura que, pelo infinito e misterioso poder do perdão, torna a escuridão dos nossos pecados à luz do amor de Deus.
Por isso, Sophia é a contrapartida feminina, escura, cativante e tênue do poder, da justiça e do dinamismo criativo do Pai.
Agora, a Virgem é o ser criado, que em si mesma realiza perfeitamente tudo o que está escondido em Sophia. Ela é uma espécie de manifestação pessoal de Sophia. Ela coroa a Segunda Pessoa da Trindade com Sua natureza humana (com o que é fraco, capaz de sofrer, capaz de ser derrotado) e envia-o com Sua missão de misericórdia inexprimível, morrer pelo homem na cruz e essa morte, seguida pela Ressurreição, é a maior expressão da "múltipla sabedoria de Deus", que nos une a todos no mistério de Cristo - a Igreja. Finalmente, é a própria Igreja, devidamente entendida como a grande manifestação da misericórdia de Deus, que é a revelação de Sophia à vista dos anjos.
A chave para o todo é, é claro, piedade e amor. No sentido de que Deus é Amor, é Misericórdia, é Humildade, é Escondice, Ele se mostra para nós dentro de nós mesmos como nossa própria pobreza, nosso próprio nada (que Cristo tomou sobre Ele, ordenado por isto pela Encarnação no ventre do Virgem) (o coroamento da sua imagem), e se recebemos a humildade de Deus nos nossos corações, conseguimos aceitar, abraçar e amar essa mesma pobreza, que é Ele mesmo e Sua Sophia. E então a escuridão da Sabedoria torna-se uma luz inexprimível. Passamos pelo centro do nosso próprio nada para a luz de Deus...
HAGIA SOPHIA, desenho de Thomas Merton
A beleza de toda a criação é um reflexo de Sophia vivendo e escondida na criação. Mas é apenas o nosso reflexo. E a questão enganosa sobreacerca da beleza, a beleza criada, é que esperamos que Sophia seja simplesmente mais intensa e perfeita e brilhante; Intacta, revelação espiritual da mesma beleza. Considerando que, para chegar a sua beleza, devemos passar por uma negação aparente da beleza criada e, para alcançar a luz dela, devemos perceber que em comparação com a luz criada é uma escuridão. Mas isso é só porque a beleza e a luz criadas são a feiúra e a escuridão em comparação com ela. Mais uma vez, o todo é na questão da misericórdia, que atravessa as divisões e passa além de todo ideal filosófico e religioso. Pois Sophia não é um ideal, nem uma abstração, mas a realidade mais elevada, e a realidade mais elevada deve se manifestar sem querer, não só no poder, mas também na pobreza, senão nunca a veremos. Sophia é a senhora Pobreza com quem São Francisco se casou. E, claro, ela morava com os pais no deserto da sua solidão, pois era ela quem os trouxe de lá e a quem eles conheciam lá. Foi com ela que conversaram o tempo todo em seu silêncio...
Thomas Merton
Carta a Victor Hammer
A Life in Letters: The Essential Collection, p. 183-184
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez....Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:1-14)
Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, E NELE subsistem todas as coisas".
(Cl 1- 12 -16)
Ave Maria da rua
Raul Seixas
No lixo dos quintais
Na mesa do café
No amor dos carnavais
Na mão, no pé
Oh ! Tu estás, tu estás
No tapa e no perdão
No ódio e na oração
Teu nome é Iemanjá
E é a Virgem Maria
É Glória e é Cecilia
Na noite fria
Oh ! Minha mãe, minha filha
Tu és qualquer mulher !
Mulher em qualquer dia
Bastou o teu olhar
prá me calar a voz
De onde está você
Rogai por nós
Oh ! Minha mãe, minha mãe
Me ensina a segurar
a barra de te amar
Não estou cantando só
Cantamos todos nós
Mas cada um nasceu
com a sua voz
Oh, prá dizer, prá falar
de forma diferente
o que todo mundo sente
Segure a minha mão
quando ela fraquejar
e não deixe a solidão
me assustar
Oh ! Minha mãe, nossa mãe
E mata a minha fome
nas letra do teu nome
Raul Seixas
No lixo dos quintais
Na mesa do café
No amor dos carnavais
Na mão, no pé
Oh ! Tu estás, tu estás
No tapa e no perdão
No ódio e na oração
Teu nome é Iemanjá
E é a Virgem Maria
É Glória e é Cecilia
Na noite fria
Oh ! Minha mãe, minha filha
Tu és qualquer mulher !
Mulher em qualquer dia
Bastou o teu olhar
prá me calar a voz
De onde está você
Rogai por nós
Oh ! Minha mãe, minha mãe
Me ensina a segurar
a barra de te amar
Não estou cantando só
Cantamos todos nós
Mas cada um nasceu
com a sua voz
Oh, prá dizer, prá falar
de forma diferente
o que todo mundo sente
Segure a minha mão
quando ela fraquejar
e não deixe a solidão
me assustar
Oh ! Minha mãe, nossa mãe
E mata a minha fome
nas letra do teu nome
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