Numa tarde cansada de outono, quando o sol se escondeu no horizonte. Ao ruído infantil de uma fonte, eu me pus a pensar em você. Em você que se sente perdido quando põe seu olhar nas estrelas, e de tanto contá-las e vê-las, já não sabe se crê ou não crê. Eu conheço as milhões de perguntas que você que falou que não crê, e que diz que só crê no que vê, todo dia pergunta pra Deus. Eu conheço as milhões de respostas, que ninguém tem coragem de dar, quando a vida nos vem questionar; Como vê somos todos ateus. Numa tarde tristonha de inverno retornei ao murmúrio da fonte. Não havia mais sol no horizonte, e eu me pus a pensar nos cristãos. Nos cristãos que se sentem tranquilos, quando põe seu olhar nas estrelas. E de tanto contá-las e vê-las, nunca mais põe os olhos no chão. Eu conheço as milhões de respostas, que esta gente que fala que crê, mas não ouve, não pensa e não lê, não responde por medo de Deus. Eu conheço as milhões de perguntas que os cristãos nunca ousam fazer. Pois terão de se comprometer; Como vê somos todos ateus.

O homem é um Universo em Evolução

O homem é um Universo em Evolução

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ressurreição não é Reencarnação

Ressurreição em latim (resurrectione), grego (a·ná·sta·sis). Significa literalmente "levantar; erguer". Esta palavra é usada com frequência nas Escrituras bíblicas, referindo à ressurreição dos mortos. No seio do povo hebreu, a palavra correlata designava diversos fenômenos que eram confundidos na mentalidade da época. O seu significado literal é voltar à vida; assim, o ato de uma pessoa considerada morta viver novamente era chamado ressurreição.


Reencarnação é uma ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos, segundo a qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo. Chamada consciência, espírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto-aperfeiçoamento ou a anulação do carma.




A palavra Ressurreição vem do verbo Ressurgir (voltar a surgir ou tornar a acontecer). 
A palavra Reencarnação vem do verbo Reencarnar (Voltar a encarnar ou voltar a carne).




Os Espíritas acreditam e ensinam que Reencarnação e Ressurreição é a mesma coisa.  A primeira vista pode confundir que surgir na carne e entrar na carne seja a mesma coisa. Porém, não é assim que acontece. O Espírito quando sai do corpo e depois retorna ao mesmo corpo, ele apenas esteve ausente   e depois que ele volta ao mesmo corpo, se diz que ele ressurgiu ou retornou ao corpo e não que retornou a carne. Ou então se diz que o Espírito desapareceu daquele lugar e depois tornou a aparecer novamente no mesmo lugar, mas, em hipótese nenhuma a Palavra Surgir se relaciona ao Substantivo Carne.  
Quanto a Reencarnação, a própria palavra já dá o sentido do que significa. "Reencarnar", observe que a palavra "Carnar" se refere a carne. Portanto, Encarnar é entrar na carne e Reencarnar é voltar a entrar na carne(Um novo nascimento). Quando o Espírito entra na carne, sabemos que ele encarnou (Nascimento), porém quando a carne já entrou em estado de decomposição pela falta de vida ou do Espírito, ela passa a não mais existir. Entretanto, o Espírito permanece vivo no mundo espiritual esperando que novamente se encarne, não mais na mesma carne que já não existe e sim em uma outra carne (Um novo nascimento aqui na terra). Resumindo: "Ressurreição" -  Quando um Espírito deixa o seu corpo, e tempos depois retorna ao mesmo corpo, dizemos que ele Ressurgiu.
"Reencarnação" - Quando o Espírito deixa definitivamente o seu corpo, este corpo padece e deixa de existir.  Porém, o Espírito futuramente volta a encarnar em um novo corpo.


Nas Sagradas escrituras encontramos relatos de "Ressurreição" e de "Reencarnação". Apesar de haver Equívocos entre os Cristãos que negam a Reencarnação, pois eles não encontram esta palavra na Bíblia, e por isso, negam a Reencarnação. É verdade, mas na Bíblia tambem não existe a palavra "Trindade", porém eles aceitam e aprovam a Doutrina da Trindade. 

REENCARNAÇÃO: , sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta geração daqueles que me aborrecem, 
(Êxodo 20:5)  Obs: Porquê Deus omitiu a 2ª geração, falando apenas na 3ª e na 4ª geração?
A 1ª geração são os Pais, a 2ª geração são os Filhos, a 3ª geração são os Netos e a 4ª geração são os Bisnetos.
Pelo raciocínio, o Pai não pode reencarnar no Filho biológico, mas o Pai pode voltar reencarnado como seu próprio Neto ou Bisneto. Esta é a razão porque Deus não falou na 2ª geração.




Abaixo, exponho algumas passagens bíblicas as quais mostram que Deus não culpa o Filho pelo pecado de seu Pai. E que cada um deve prestar conta de seu próprio pecado. Assim, o homem pecador quando morre,  paga por seu próprio pecado quando retorna a vida como seu Neto ou Bisneto.


...sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta geração daqueles que me aborrecem, 
(Êxodo 20:5)


A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho, A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. (Ezequiel 18:20)


Deut. 24 - v16 Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.


2 Reis:14, 6 Porém os filhos dos assassinos não matou, como está escrito no livro da lei de Moisés, no qual o SENHOR deu ordem, dizendo: Não matarão os pais por causa dos filhos, e os filhos não matarão por causa dos pais; mas cada um será morto pelo seu pecado


Não aceitar a Reencarnação aqui, seria como aceitar que Deus se contradiz em suas afirmações.




‘Antes mesmo de te formar no ventre de tua mãe, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei; Eu te constitui profeta para as nações’. (Jer. 1,5). Ora se não houvesse uma pré-existência, como poderia Deus afirmar que já conhecia o Profeta antes dele existir?
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 
(João 11:25). Se Ressurreição e Reencarnação fosse a mesma coisa, não teria fundamento Jesus Cristo dizer: - Eu sou a Reencarnação e a vida.
Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir. (Mateus 11:13-14)
Muitos Cristãos para não aceitarem a Reencarnação do Profeta Elias que veio como João Batista, tentam passar a idéia de que Jesus quis apenas dizer que João Batista tinha as mesmas virtudes e caráter do Profeta Elias. Quem estudou ou leu a história do Profeta Elias, observa que nem as virtudes e nem o caráter são os mesmos em João Batista. Elias era corajoso porque o Poder de Deus se manifestava diretamente através dele. Mas, ele se mostrava zombeteiro e medroso em algumas passagens de sua história, ao contrário de João Batista que era totalmente sério e corajoso, mesmo sem ter o Poder de Deus se manifestando através dele.




Sobre Elias: -  Quando Jezabel ouve falar da morte de seus profetas, fica tão furiosa que ordena a morte de Elias. Elias fica tão apavorado que foge para o Monte Horebe. Ele fica desapontado, desanimado, e deseja morrer. Deus aparece a Elias em uma voz muito suave, conforta-o e o comissiona a ir e continuar seu trabalho.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 
(1 Reis 19:4).

 Na verdade não há nenhuma semelhança no caráter e personalidade e nem mesmo nas histórias sobre os dois Profetas. Por isso, foi uma afirmação de Jesus Cristo sobre a reencarnação de Elias como João Batista.


    Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou: "Quem as multidões dizem que eu sou? "
Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, que és um dos profetas do passado que ressuscitou" 
(Lucas 9:18-19)


E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. 
(Mateus 16:13-14). 


 Ao passar, Jesus viu um cego de nascença.
Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "
Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele 
(João 9:1-3).

Aqui o discípulo deixou bem claro a possibilidade do homem ter pecado antes de nascer. Esta passagem mostra a Reencarnação bem nítida, se não fosse assim, Jesus teria perguntado ao discípulo: - Como poderia ele ter pecado antes de nascer?




Sócrates, o Filósofo Grego que principiou a Doutrina da Reencarnação, nasceu a 400 anos antes de Cristo. E sabemos que no tempo de Jesus Cristo, Gregos, Judeus e Romanos conviviam juntos, por isso, a Doutrina da Reencarnação chegou ao conhecimento dos Judeus naquele tempo. Jesus e seus discípulos tinham conhecimento sobre a Doutrina da Reencarnação, mas em momento algum Jesus Cristo tentou combater a Doutrina iniciada por Sócrates, ao contrário como se vê nos evangelhos, ele dava a entender que falava sobre Reencarnação. Se a Doutrina da Reencarnação fosse falsa, certamente Jesus a teria combatido. A prova mais clara nos evangelhos de que os: Gregos, Judeus e Romanos conviviam juntos, foi a placa colocada na cruz em que Cristo foi crucificado. Na placa acima da cruz, foi escrito em Grego, Hebraico e em Latim (língua dos Romanos no tempo de Jesus) a frase: Jesus, Rei dos Judeus.          


.
     

10 comentários:

Unknown disse...

Vim agradecer querido a visita e por seguir o meu Humilde Blog...
Seja bem vindo... sempre....

Gostei de estar no seu blog...

Quando quiser visite o Blog das Mulheres, tem alguma coisa interessante...
Um Abraço...
http://pastoramariavaldap.blogspot.com/
Obrigada...

Filho de Jacó disse...

Muito obrigado Pastora Maria Valda pelo comentário e por estar seguindo o meu Blog publicamente. Estarei sempre observando as suas postagens, e quando der para eu comentar, assim eu o farei. A senhora deve ter observdo que eu sou um livre pensador que não sigo: Doutrinas, Filosofias, igreja e nem qualquer denominação. Sei que minhas postagens desagradam a muitos Cristãos, porém, o meu objetivo aqui é expressar minhas Ponderações a respeito da Espiritualidade sem ter compromisso com nenhuma Fé pré-concebida. Tenho as minhas próprias crenças, e divulgo as minhas opiniões sem me preocupar que alguém possa gostar ou odiar. Todos nós temos o direito de expressar nossas idéias e não apenas de divulgar as teorias e opiniões dos religiosos. Nas minhas postagens mostro que não sigo nenhuma Teologia e nem mesmo Filosofias. Escrevo apenas o que penso e acredito, pois, minha cabeça é o meu mestre e meu Pastor é somente Jesus Cristo. Porém, sigo um Cristianismo muito diferente e não tradicional. Tudo fruto de minhas Ponderações e observações independetes de Credo ou Religião. Novamente muito obrigado, e afirmo aqui que é um orgulho para mim ter uma Pastora aqui como seguidora do meu Blog. Mas, não pretendo agradar a ninguém, o que continuarei escrevendo aqui vai desagradar a muitos e não me importa as críticas ou ser chamado de Herege.

Mallika disse...

Excelente. A doutrina da reencarnação já foi aceita pela Igreja Católica Apostólica Romana que hoje a nega veementemente!
Como imaginar um rei ou um papa renascer como um mendigo ou malfeitor?
Sem a crença na reencarnação perderíamos a compreensão da justiça e leis divinas, quando "as coisas ruins acontecessem para boas pessoas"!

Unknown disse...

De fato, ressurreição não é reencarnação, como bem colocado. Mas esqueces-te de mencionar uma passagem bíblica bem detalhada que trata sobre o assunto. I Corinthios 15 aborda o assunto de forma bem didática e completa mas você não a mencionou. Atente principalmente para os versículos 50-52. Use amesma lógica pragmática que usou em suas ponderações.

Abraço.

Filho de Jacó disse...

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
1 Coríntios 15:50-52

Ponderações: - Mateus 9
…23 - Quando Jesus chegou à casa do dirigente da sinagoga e viu os flautistas fúnebres e a multidão em alvoroço, ordenou: 24“Retirai-vos daqui! Esta menina não está morta, mas adormecida”. E todos zombavam dele. 25 - Assim que a multidão foi retirada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão e ela se levantou. …
João 11
…12 - Então seus discípulos lhe disseram: “Senhor, se ele está dormindo, vai ficar melhor.” 13 - Entretanto, Jesus lhes havia falado da morte de Lázaro; mas os discípulos pensaram que Jesus estivesse se referindo ao repouso do sono. 14 - Ao que Jesus lhes disse claramente: “Lázaro morreu; …
I Pedro 3:18-20
“Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água.”

Resumo: Nas sagradas Escrituras, inclusive nas palavras de Cristo, fica claro que os mortos são indicados como apenas a pessoa que dorme. Porém, nas Prisões dos Espíritos, pedro relata que estão vivos. O corpo dorme na morte, mas o espírito vive aguardando seu julgamento. Há Juízos contínuos e também haverá o Juízo Final, que significa ser o Último Juízo sobre tal Espírito. Ainda Ponderando: Quem está morto para nós, aos olhos de Deus, apenas dorme, e é aí que se vê uma Ressurreição. Mas, quando aquele que está Morto (dormindo) não é Ressuscitado, o Espírito espera a sua volta através de outro Corpo (Reencarnação), Sobre o Reino dos Céus, é claro que nem a carne nem o sangue entra, pois, se trata de uma Dimensão Espiritual aqui mesmo na Terra: - E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
Lucas 17:20,21. Porém, Cristo promete que quando ele vier, muitos não provarão a morte, e sim transformados, de corpo material para corpo espiritual. O Corpo carnal sofre a Corrupção e se deteriora, mas o Corpo Espiritual é apenas Energia, por isso, que muitos não provarão a Morte para entrar no Reino dos Céus. Espero ter respondido a sua opinião, apesar que na minha opinião não vejo o que isso tem a ver com Ressurreição ou Reencarnação. Abraços Amigo

Filho de Jacó disse...

A Ressurreição da Carne
Antes de falar sobre a Ressurreição da Carne, é preciso saber o verdadeiro sentido da palavra Ressurreição nas Sagradas Escrituras. A palavra Ressurreição vem do verbo "Ressurgir" ou voltar a Surgir e também do verbo "Suscitar". Vejamos o significado do verbo Suscitar:
1. Suscitar
Significado de Suscitar
Fazer nascer; fazer aparecer; provocar, causar, originar: suscitar polêmicas.
Sugerir, lembrar, trazer ao espírito: suscitar novas idéias.
Farei suscitar no meio de vós, a problemática da idolatria no meio do povo de Belém do Pará.
Agora o significado do verbo Surgir:
1. Surgir
Significado de Surgir
v.i. Aparecer, elevando-se; despontar; emergir: uma vela surge no horizonte.
Nascer, brotar, crescer, erguer-se: surgem plantas de toda espécie.
Vir, chegar: surgiu a hora.
Aparecer de repente, sobrevir: surgiram novas dificuldades.
Ocorrer, lembrar: surgiu à mente nova idéia.
Se a poesia não surgir tão naturalmente como as folhas de uma árvore, é melhor que não surja mesmo.
-- John Keats
Agora saberemos de onde se originou a palavra "Ressurreição":
Verbo Ressurgir
1. transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo
surgir ou fazer surgir novamente; ressuscitar, reviver, renascer. 2.
intransitivo
manifestar-se de novo, reaparecer.
"durante a viagem, uma alegria ressurgiu"Não há Dúvidas que Ressurreição não é

Filho de Jacó disse...



E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
1 Coríntios 15:50-52
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
Lucas 17:20,21

Filho de Jacó disse...

Porém. Cristo o Ressuscitou e todo o seu corpo foi restaurado como que nunca tivesse deteriorado. A Ressurreição de Lázaro foi uma grande esperança para a Fé na Ressurreição da Carne, pois, Cristo promete ressuscitar a muitos que já morreram, no dia da sua volta. Porém, como Cristo curou a muitos aleijados, cegos e a todo tipo de defeitos carnais nos homens de seu tempo. acredito que a Ressurreição do Último Dia será com corpos livres de defeitos carnais para os justos e os mesmos corpos defeituosos para os injustos. pois, os Mansos herdarão a Terra. Deus pode trazer dos mortos a todos, tanto através da Ressurreição ou através da Reencarnação, pois, para Deus não existem mortos, todos estão vivos diante de sua presença. Muitos despertarão na Terra para habitarem no Reino dos Céus, tendo seus corpos Espiritualizados e muitos despertarão na carne para habitarem a Terra que foi prometida como Herança aos Justos e Mansos. Quem não crê na Ressurreição da Carne, não crê nos Milagres feitos por Jesus Cristo, e nem mesmo na ressurreição de Lázaro, amigo de Jesus e irmão de Marta e Maria. Também não crê nos grandes feitos de Deus aos antigos dos tempos de Moisés. E colocam em dúvida o Grande Poder de Deus, sobre a Criação. Porém, nos últimos dias, somente Deus pode saber se muitos Mortos serão Ressuscitados na mesma Carne ou não; ou se muitos voltarão a Vida através da Reencarnação. Muitos homens que ainda se encontram vivos aqui na Terra, serão transformados ou em outras palavras "Espiritualizados" (Quando a Matéria condensada volta a ser Energia).

Filho de Jacó disse...

Cristo promete que quando ele vier, muitos não provarão a morte, e sim transformados, de corpo material para corpo espiritual. O Corpo carnal sofre a Corrupção e se deteriora, mas o Corpo Espiritual é apenas Energia. Por isso, que muitos não provarão a Morte para entrar no Reino dos Céus.

Unknown disse...

Chegará o dia em entraremos em unidade como o todo, e nesse dia encontraremos a tão desejada paz.( Componente Junior )

A vinda do Cristo, se farar na descoberta de nós mesmos,
eis que venho como um Relâmpado que se mostra no oriente e no Ocidente e nos quatro cantos do mundo. Nessa fala Jesus se refere ao despertar da Humanidade em todo planeta.
A mesma coisa é a Fala... A minha Vinda é como a de uma ladrão, quando menos você espera, o ladrão esta dentro de sua casa. Porque o Ladrão? Simples o despertar de um Ser Humano, lhe rouba todas as ilusões.

A transfiguração: Revela a importância do NOVO TESTAMENTO, nos ensinamentos do Cristo VIDA.
Ao levar seus Apóstolos naquele local em parte, e lá aparecerem as figuras de ELIAS E MOISÉS, que na ocasião representavam o VELHO TESTAMENTO, a eles o apóstolos, é mostrado a vida elem do corpo, a consciência criadora do todo, em outras palavras, não são as figura, As regras, costumes e tradições que devemos seguir, A VOZ DO ALTO DIZIA AS APÓSTOLOS... ESSE É O MEU FILHO AMADO, AO QUAL DEVES SEGUIR. e por incriável que pareça, DEUS não se referia a figura de Jesus, Mas as virtudes dos ensinamentos proposto por ele, e vivido na sua exercia.