Numa tarde cansada de outono, quando o sol se escondeu no horizonte. Ao ruído infantil de uma fonte, eu me pus a pensar em você. Em você que se sente perdido quando põe seu olhar nas estrelas, e de tanto contá-las e vê-las, já não sabe se crê ou não crê. Eu conheço as milhões de perguntas que você que falou que não crê, e que diz que só crê no que vê, todo dia pergunta pra Deus. Eu conheço as milhões de respostas, que ninguém tem coragem de dar, quando a vida nos vem questionar; Como vê somos todos ateus. Numa tarde tristonha de inverno retornei ao murmúrio da fonte. Não havia mais sol no horizonte, e eu me pus a pensar nos cristãos. Nos cristãos que se sentem tranquilos, quando põe seu olhar nas estrelas. E de tanto contá-las e vê-las, nunca mais põe os olhos no chão. Eu conheço as milhões de respostas, que esta gente que fala que crê, mas não ouve, não pensa e não lê, não responde por medo de Deus. Eu conheço as milhões de perguntas que os cristãos nunca ousam fazer. Pois terão de se comprometer; Como vê somos todos ateus.

O homem é um Universo em Evolução

O homem é um Universo em Evolução

quinta-feira, 8 de março de 2018

O Inconsciente e o Subconsciente

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.    (Hebreus 4:12)



DIFERENÇA ENTRE O INCONSCIENTE E O SUBCONSCIENTE


Sigmund Freud descreveu a mente humana de uma forma que até hoje é utilizada pelos psicólogos e psiquiatras. Suas definições de consciente, inconsciente e subconsciente são o foco de estudos de áreas como a psicanálise e é nestes conceitos que ela está centrada. O que ocorre é que muitas pessoas utilizam os termos criados por Freud inconsciente e subconsciente como sinônimos  mas esta não foi a definição criada por este autor.
O inconsciente
Em poucas palavras podemos dizer que o inconsciente é onde estão armazenadas as informações que nos foram passadas mas que estão reprimidas e não é facilmente trazidas a mente consciente, podendo ser oriundas de algum trauma ou até mesmo apenas memórias, simples pensamentos, desejos e impressões que temos mas que estão abaixo da memória realmente acessível. Para Freud, este tipo de pensamento pode desencadear doenças, problemas mentais, neuroses e uma série de questões.
A memória subconsciente
Embora muitas vezes até psicólogos e psiquiatras não saibam que exista diferenças, há muita diferença entre o inconsciente e subconsciente. Diferentemente do inconsciente, o subconsciente está logo abaixo da consciência e é facilmente acessível se você se esforçar para isso. Um exemplo disso, é a memorização de um número telefônico  Esta informação não está na sua memória consciente, mas no seu subconsciente. Se você pensar muito e se esforçar, você consegue lembrar-se do número que você busca, mas você não tem um acesso direto a ela, como no caso da memória consciente. Para descobrir o número de telefone você precisa voltar toda sua atenção para a sua memória, até se lembrar. Todas lembranças que você consegue lembrar-se diretamente e não requerem foco ou atenção, estão na sua memória consciente. Já quando alguém lhe pergunta o que você deseja para o futuro, precisará ter acesso ao seu subconsciente para responder.

As diferenças entre o inconsciente e o subconsciente

Agora imagina que alguém lhe peça para descrever qual foi o pior dia da sua vida. Você certamente não irá descrever o pior, mas irá buscar no seu subconsciente um dia que de fato tenha sido muito ruim. Isso porque você conseguirá encontrar na sua memória fatos de muito ruim que aconteceram, mas certamente o pior dia da sua vida está no seu inconsciente, o dia realmente traumático e que sua mente bloqueou ou reprimiu. De acordo com Freud, uma das diferenças entre inconsciente e o subconsciente é que o inconsciente trabalha como um mecanismo de protecção sobre a nossa mente. Você pode até encontrar o pior dia da sua vida, mas precisará de terapia para ter acesso a camadas de sua mente tão profundas e escondidas em um lugar bem longe de seus consciente e subconsciente.
 Outras definições
A definição de Freud não foi única. Outros psiquiatras e psicólogos tiveram diferentes definições sobre o assunto. Para Carl Jung, o inconsciente era o repositório de todos os aspectos que não estavam integrados a personalidade das pessoas. Jung ainda definiu como “inconsciente colectivo” todo grupo de imagem, informações e ideias que estavam presentes em todas pessoas, independente de sua formação cultural.

Como ter acesso ao inconsciente

O inconsciente é a única memória que não pode ser ter acesso diretamente e para isso ocorrer deve haver algum evento que tenha acesso à nossa mente, mas não de forma direta  A hipnose é um desses métodos, pois tem-se acesso ao inconsciente durante o sono e com esta técnica, o terapeuta consegue manipular o paciente de forma que ele lhe diga o que ocorre durante o sono.
Outra forma de acesso ao inconsciente são os lapsos freudianos. Segundo Freud, este é um erro na fala e memória que é causada pelo inconsciente. Para ele, é através de um ato falho que um desejo reprimido vem a tona. Um exemplo disso é quando o marido, ao chamar sua esposa, fala o nome da amante.

FONTE:  https://saladepsicologia.wordpress.com/
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.    (Hebreus 4:12)


Maluco beleza
Enquanto você se esforça pra ser
Um sujeito normal e fazer tudo igual
Eu do meu lado aprendendo a ser louco
Um maluco total, na loucura geral
Controlando a minha maluquez
Misturada com minha lucidez
Vou ficar, ah! Ficar com certeza, maluco beleza
Eu vou ficar, ah! Ficar com certeza, maluco beleza
E esse caminho que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir
Controlando a minha maluquez
Misturada com a minha lucidez, êh
Controlando a minha maluquez
Misturada com a minha lucidez
Vou ficar, ficar com certeza, maluco beleza
Eu vou ficar, ah! Ficar com certeza, maluco beleza
Eu vou ficar, ah! Ficar com certeza, maluco beleza eh
Eu vou ficar, ah! Ficar com certeza, maluco beleza

Nenhum comentário: