Numa tarde cansada de outono, quando o sol se escondeu no horizonte. Ao ruído infantil de uma fonte, eu me pus a pensar em você. Em você que se sente perdido quando põe seu olhar nas estrelas, e de tanto contá-las e vê-las, já não sabe se crê ou não crê. Eu conheço as milhões de perguntas que você que falou que não crê, e que diz que só crê no que vê, todo dia pergunta pra Deus. Eu conheço as milhões de respostas, que ninguém tem coragem de dar, quando a vida nos vem questionar; Como vê somos todos ateus. Numa tarde tristonha de inverno retornei ao murmúrio da fonte. Não havia mais sol no horizonte, e eu me pus a pensar nos cristãos. Nos cristãos que se sentem tranquilos, quando põe seu olhar nas estrelas. E de tanto contá-las e vê-las, nunca mais põe os olhos no chão. Eu conheço as milhões de respostas, que esta gente que fala que crê, mas não ouve, não pensa e não lê, não responde por medo de Deus. Eu conheço as milhões de perguntas que os cristãos nunca ousam fazer. Pois terão de se comprometer; Como vê somos todos ateus.

O homem é um Universo em Evolução

O homem é um Universo em Evolução

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A Fé sem Obras é morta

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho ? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tiago 2:14-26)
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.  (Filipenses 2:5-8)

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
 (1 Coríntios 13)

O Pregador
Padre Zezinho

Vinhas andando na praia
Curtindo esta sede de nos libertar
Viste que alguns pescadores
Lançavam as redes pra dentro do mar
Tinhas um jeito tranquilo de quem
Tem certeza daquilo que quer
E convidaste a andré pedro e
João e tiago a mudar de mistério
E convidaste a andré pedro e joão e
Tiago a mudar de mistério
Vinhas andando na praia
Curtindo esta sede de nos libertar
Viste que alguns pescadores
Lançavam as redes pra dentro do mar
Tinhas um jeito tranqüilo de quem
Tem certeza daquilo que quer
E convidaste a andré pedro e
João e tiago a mudar de mister
E convidaste a andré pedro e joão e
Tiago a mudar de mister
Hoje eu percebo que passas
Nas ruas e praças de um mundo
Sem graça de paz tão mendigo
Ouço tua voz que convida
Que eu mude de vida e por fim
Me decida e caminhe contigo
Ouço tua voz que convida
Que eu mude de vida e por fim
Me decida e caminhe contigo
Vinhas andando na rua
Curtindo este amor que te fez nosso irmão
Viste na banca um senhor
Profissão coletor e dinheiro na mão
Tinhas um jeito tranqüilo
De quem tem certeza daquilo que diz
E convidas-te a levi que partisse
Dali pra poder ser feliz
E convidas-te a levi que partisse
Dali pra poder ser feliz
Vinhas andando na estrada
Propondo o começo do reino dos céus
Viste no moço que vinha a figura
Indecisa de natanael
Tinhas um jeito tranqüilo de quem
Tem certeza que vai convencer
E conquistaste um amigo que
Antes dissera pagar para ver
E conquistaste um amigo que
Antes dissera pagar para ver
Hoje quem vai pela rua
Sou eu que nem sempre consigo aceitar
Essa injustiça tão crua essa falta de amor
Esta dor secular
E do meu jeito tranqüilo de quem
Tem certeza que vinhas de Deus
Eu proponho que faças que eu
Seja fermento do reino dos céus
Eu proponho que faças que eu
Seja fermento do reino dos céus

Nenhum comentário: