Numa tarde cansada de outono, quando o sol se escondeu no horizonte. Ao ruído infantil de uma fonte, eu me pus a pensar em você. Em você que se sente perdido quando põe seu olhar nas estrelas, e de tanto contá-las e vê-las, já não sabe se crê ou não crê. Eu conheço as milhões de perguntas que você que falou que não crê, e que diz que só crê no que vê, todo dia pergunta pra Deus. Eu conheço as milhões de respostas, que ninguém tem coragem de dar, quando a vida nos vem questionar; Como vê somos todos ateus. Numa tarde tristonha de inverno retornei ao murmúrio da fonte. Não havia mais sol no horizonte, e eu me pus a pensar nos cristãos. Nos cristãos que se sentem tranquilos, quando põe seu olhar nas estrelas. E de tanto contá-las e vê-las, nunca mais põe os olhos no chão. Eu conheço as milhões de respostas, que esta gente que fala que crê, mas não ouve, não pensa e não lê, não responde por medo de Deus. Eu conheço as milhões de perguntas que os cristãos nunca ousam fazer. Pois terão de se comprometer; Como vê somos todos ateus.

O homem é um Universo em Evolução

O homem é um Universo em Evolução

quinta-feira, 28 de março de 2019

Espiritismo Não é Religião

Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 
(1 Timóteo 4: 1-2)



Espiritismo Não é Religião






Inúmeras religiões no mundo unem crença na divindade a rituais de manifestação de fé, na intenção de aproximar o homem do Criador. Exatamente por não se utilizar do mesmo método, o Espiritismo não se intitula da mesma forma.
Ele não foi organizado como religião porque “Para as coisas novas necessitamos de palavras novas” (1). Nascida em momento delicado da história religiosa do mundo, mais especificamente em 1857, na agonia do triste período da inquisição, denominar a Doutrina Espírita (DE) como religião seria fadá-la ao fracasso, vez que não vinha ao mundo para ser o que eram as demais, indiscutível, impositiva, dogmática, ritualística.
Desde o berço seu ideal foi o raciocínio, não a fé cega. Foi a compreensão, não o fanatismo. Foi a convicção, não o resultado da imposição familiar e estatal. Sempre esclareceu a ideia da consequência através da relação “semeadura x colheita”. Através dela (DE) Deus passou a ser compreendido como força criadora e motriz do Universo, não como um carrasco que necessita ser paparicado e temido. Uma das mais importantes assertivas espíritas, aliás, se resume nessa frase Fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão, face a face, em todas as épocas da humanidade.” (2)
Aprendemos através da filosofia espírita que o ser humano não é o corpo físico, mas a inteligência espiritual que se manifesta através do instrumento carnal e que sobrevive à deterioração chamada morte. E com a ciência espírita se conhece a relação existente entre mundo físico e mundo espiritual, trazendo pelas vias da observação sistemática e racional a certeza da inteligência imortal, o espírito.
Diferente do que leigos possam pensar, a encarnação sucessiva, ou reencarnação, não é invenção espírita, é conhecimento milenar especialmente forte no oriente e cujos ocidentais não absorveram suficientemente. Sem a ideia da reencarnação aliada à da causa e efeito não há como sequer supor a existência de Deus, pois Ele deve manifestar a mais pura Justiça e não se vê justiça alguma na unicidade da existência.
Assim, Espiritismo não é religião, é, sobretudo, uma filosofia de vida que traz sentido à existência humana incentivando seus adeptos ao raciocínio e à superação moral.


Fonte:
(1) KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos.
(2) KARDEC, Allan. O Evangelho Seg. o Espiritismo.
VANIA MUGNATO DE VASCONCELOS

Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.
Allan Kardec

Antes de tudo, mantende entre vós uma ardente caridade, porque a caridade cobre a multidão dos pecados 
(1 Pedro 4:8)

Allan Kardec nunca considerou o Espiritismo como religião

No Livro "O QUE É O ESPIRITISMO" Allan Kardec esclarece aos Espíritas e não Espíritas que o Espiritismo é uma CIÊNCIA e uma Doutrina filosófica:

    "O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações."


Perguntamos onde está o "tripé (Ciência, Filosofia e Religião)" que o movimento espírita brasileiro tanto defende? Eu só ví dois (Ciência e Filosofia), e você? Ao final da definição Kardec esclarece que como filosofia ele tem conseqüências morais (e apenas morais). Em momento algum da definição acima kardec cita ou deixa subentendido algo mesmo próximo da definição de Religião. Ter conseqüências morais é bem diferente de ser uma religião. Então o que está havendo? Uma manipulação clara do que disse e defendeu Allan Kardec, por motivos que analisaremos abaixo.

Completa Allan Kardec: Pode-se defini-lo assim:

O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal."

 Para entendermos melhor sobre qualquer assunto devemos analisar a fundo a essência das coisas e o pensamento daqueles envolvidos com “suas bases”, por isso é importante vermos como Allan Kardec "via" as religiões. Vejamos:

...religião é inseparável de culto; desperta exclusivamente uma idéia de forma, que o Espiritismo não tem. Se o Espiritismo se dissesse uma religião, o publico não veria aí senão uma nova edição...
Não tendo o Espiritismo nenhum dos caracteres de uma religião, na acepção usual do vocábulo, não podia nem devia enfeitar-se com o titulo sobre cujo valor inevitavelmente se teria equivocadoEis porque simplesmente se diz: doutrina filosófica e moral." (Discurso pronunciado na Sociedade Espírita de Paris semanas antes de sua desencarnação)
    Como tudo na Doutrina Espírita, a clareza dessas palavras é inquestionável. É tão clara a posição de Kardec com relação ao Espiritismo não ser Religião, não ser apenas mais uma Religião, que qualquer um que diga o contrário, por mais que entenda de Espiritismo, estará, no mínimo, desrespeitando o que pensava e defendia Allan Kardec, o maior encarregado na Terra de "Codificar" e divulgar a Doutrina Espírita. Estaria o próprio Kardec equivocado nesse ponto?... Tenho certeza que não...etc....
Fonte: Aires Santos da Costa 
https://sites.google.com/site/contradicoesdoutrinarias/

Metamorfose ambulante
Raul Seixas
Ah ah ah ah 
Ah ah ah ah 
Ah ah ah ah
Prefiro ser essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
É chato chegar a um objetivo num instante
Eu quero viver nessa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Sobre o que é o amor
Sobre o que eu nem sei quem sou
Se hoje eu sou estrela amanhã já se apagou
Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor
Lhe tenho amor
Lhe tenho horror
Lhe faço amor
Eu sou um ator
Eu vou lhes dizer aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha, velha, velha, velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha, velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha, velha, velha opinião formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo
Compositores: Raul Seixas / Raul Santos Seixas

Nenhum comentário: